SpaceX lança nova missão com quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional
A SpaceX, empresa liderada por Elon Musk, realizou hoje um lançamento de quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, concluindo a trajeto em impressionantes 15 horas.

A SpaceX, a empresa de transportes espaciais fundada pelo multimilionário Elon Musk, enviou hoje uma nova tripulação para a Estação Espacial Internacional (EEI), realizando a viagem em apenas 15 horas.
Nesta missão, integrada por quatro astronautas - dois norte-americanos, um japonês e um russo - a equipe foi lançada a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA e irá permanecer na EEI por, no mínimo, seis meses, substituindo os colegas que estão no laboratório orbital desde março.
A nave da SpaceX está programada para trazer de volta à Terra os quatro astronautas que se encontram atualmente na estação espacial, com data marcada para quarta-feira.
Os astronautas a bordo da cápsula do dia de hoje incluem os norte-americanos Zena Cardman e Mike Fincke, o japonês Kimiya Yui e o russo Oleg Platonov. Inicialmente, cada um deles estava designado para outras missões. Cardman e outro astronauta foram deslocados de um voo da SpaceX no ano passado para fazer espaço para dois astronautas da NASA que se encontravam presos na estação: Butch Wilmore e Suni Williams, cujas estadias se prolongaram de uma semana para mais de nove meses.
Fincke e Yui estavam a preparar-se para a próxima missão do Starliner, que enfrenta problemas de propulsão e não está prevista para voar até 2026, levando ambos a se juntarem à SpaceX. Platonov, por sua vez, foi retirado de lançamentos da cápsula russa Soyuz há alguns anos por motivos de saúde que não foram divulgados.
Com a chegada dos quatro novos astronautas, que foram recebidos com bebidas refrescantes e refeições quentes, a população da EEI eleva temporariamente para um total de 11 indivíduos.
Embora a viagem tenha sido rápida pelas normas americanas, os russos mantêm o recorde da viagem mais veloz à EEI, com uma impressionante duração de apenas três horas.