Skoda lança protótipo de 'pick-up' para apoio em competições de ciclismo
O Skoda L&K 130, resultado do trabalho de 28 estagiários, é um protótipo inovador que transforma a Superb numa viatura de apoio a ciclistas. Uma homenagem ao legado da marca que começou com bicicletas há 130 anos.

A Skoda Vocational School revelou o seu mais recente Student Car, o L&K 130, que se destaca por ser o primeiro protótipo a ser desenvolvido a partir do modelo Superb da marca, fundada em 1895 por Václav Laurin e Václav Klement.
Este projeto não poderia ser mais representativo da história da Skoda, que iniciou a sua jornada com a construção de bicicletas há 130 anos. O design do L&K 130, exposto durante a Volta a França deste ano, presta homenagem a essa tradição, destacando uma decoração em branco, com detalhes em vermelho e dourado.
O Skoda L&K 130 foi adaptado para atuar como uma 'pick-up' de apoio em corridas de ciclismo. O nome é uma referência direta aos fundadores, refletindo-se também no logótipo e na estética exterior. O veículo conta com uma porta lateral direita deslizante e um interior otimizado com espaço de armazenamento inteligente, ideal para equipas de ciclismo.
As modificações incluem alterações nos pilares B e C, jantes de 19 polegadas em liga leve e um porta-bagagens transformado numa caixa de carga com plataforma extensível. Adicionalmente, o protótipo está equipado com dois suportes para bicicletas da gama Skoda Genuine Accessories.
Este modelo é uma viatura híbrida plug-in, sendo o primeiro Student Car da Skoda a incorporar esta tecnologia. O motor elétrico é aliado a um motor a combustão 1.5 TSI de 150 cv, com uma potência total combinada de 204 cv e uma bateria de 25,7 kWh.
O interior do L&K 130 mantém a palete de cores do exterior, utilizando materiais reciclados nos bancos e painéis. Os bancos desportivos apresentam o logótipo dos 130 anos da marca e diversas características específicas para o ciclismo, como um ecrã adicional para monitorizar dados importantes para os ciclistas.
O veículo ainda inclui uma ligação à internet permanente e um rádio para facilitar a comunicação entre a equipa. Para atender às necessidades dos atletas, uma caixa de refrigeração foi instalada na parte traseira do carro, mantendo as bebidas sempre frescas. A rede de armazenamento sob o teto maximiza o espaço disponível para carga.
Maren Graf, representante da direção da Skoda, comentou sobre a importância do projeto: “O décimo carro estudante dá continuidade a uma longa tradição da Skoda Academy. Este tipo de iniciativa permite que os estudantes apliquem conhecimentos num cenário prático, promovendo a colaboração entre departamentos e oferecendo oportunidades de crescimento.”