Dificuldades técnicas na rede SIRESP prejudicam comandos da PSP, INEM e bombeiros, exacerbadas por recente apagão que impactou Portugal e Espanha.
O Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) tem registado dificuldades, afectando os comandos distritais da PSP em Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra. Segundo fontes oficiais, a ligação tem sido problemática, comprometendo a comunicação dos serviços de emergência.
Na região Norte, tanto o INEM quanto alguns corpos de bombeiros enfrentam problemas no acesso ao SIRESP, devido à ausência de cobertura de rede, o que agrava ainda mais a situação.
Apesar destes contratempos, a PSP afirmou que os serviços de eletricidade e comunicação telefónica permanecem operacionais em todas as esquadras. Contudo, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses referiu que, no final da tarde de segunda-feira, a rede apresentava sinais de degradação, especialmente em Lisboa, onde alguns rádios deixaram de funcionar.
Este cenário segue os efeitos de um corte generalizado de energia que afetou Portugal e Espanha a partir das 11:30 da última segunda-feira, ocasionando o encerramento de aeroportos, congestionamento do trânsito e problemas na distribuição de combustíveis. Ainda que a situação tenha sido reposta e normalizada, o episódio deixa apreensões quanto à fiabilidade das comunicações em situações de emergência.