Política

Sérgio Aires assume liderança do Bloco de Esquerda na corrida pela Câmara do Porto

O Bloco de Esquerda confirmou hoje que Sérgio Aires será o candidato do partido à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 12 de outubro. A apresentação oficial está agendada para quinta-feira.

há 12 horas
Sérgio Aires assume liderança do Bloco de Esquerda na corrida pela Câmara do Porto

A concelhia do Bloco de Esquerda (BE) no Porto revelou, nesta quarta-feira, que Sérgio Aires, atualmente independente, será o cabeça de lista do partido nas próximas eleições autárquicas, marcadas para o dia 12 de outubro. A candidatura será oficialmente apresentada na próxima quinta-feira, às 18:00, no Jardim de São Lázaro, evento que servirá para dar início à campanha.

O BE sublinhou a importância de apresentar uma alternativa à esquerda forte e unida para o Porto, defendendo uma cidade que seja "mais segura, livre, justa e fraterna". Além disso, enfatizou que a candidatura de Aires é um passo lógico após quatro anos de um mandato ativo, que deu visibilidade a diversas causas sociais.

Sérgio Aires possui um diploma em Sociologia e atualmente exerce funções como vereador sem pelouro na Câmara Municipal do Porto. Antes disso, foi consultor do Governo Regional dos Açores para o desenvolvimento de uma estratégia de combate à pobreza entre 2017 e 2019.

No cenário eleitoral, Sérgio Aires enfrentará uma concorrência acirrada, que inclui Manuel Pizarro pelo PS, Diana Ferreira pela CDU, Nuno Cardoso do movimento Porto Primeiro, Aníbal Pinto da Nova Direita, e Pedro Duarte, representando a coligação "O Porto Somos Nós", que envolve PSD, IL e CDS-PP, entre outros candidatos de diferentes partidos e movimentos.

Atualmente, o executivo municipal é dominado por uma maioria composta por seis membros do movimento de Rui Moreira, uma vereadora independente, com os restantes representantes do PS, PSD, CDU e BE.

#MudançaNoPorto #AlternativaEsquerda #CandidaturaSérgioAires