Cinco indivíduos foram presos na sequência do sequestro do pai de um negociante de criptomoedas, que foi resgatado após dias em cativeiro em Paris.
Na passada quinta-feira, um homem foi raptado em Paris, e as autoridades conseguiram, dois dias depois, localizar o cativo em Essonne, a cerca de 20 quilómetros da capital francesa, conforme reporta o jornal Le Parisien.
O refém foi libertado em uma operação policial noturna no sábado, tendo sido encontrado com uma mutilação no dedo, supostamente para forçar o pagamento do resgate.
A quantia exigida pelos sequestradores não foi confirmada pelo Ministério Público, mas de acordo com o Le Parisien, situava-se entre os cinco e os sete milhões de euros.
Inicialmente, a polícia deteve quatro suspeitos, com idades entre os 20 e os 27 anos, tendo um quinto homem, de 26 anos, sido apanhado mais tarde ao volante de um carro que se acredita ter sido utilizado na ação criminosa.
Este é o terceiro caso de sequestro associado ao setor das criptomoedas em França este ano. Em janeiro, David Balland, um dos fundadores da empresa Ledger, especializada em carteiras para criptoativos, e a sua esposa foram também raptados. Ambos foram libertados após uma operação policial, mas não sem que Balland tivesse sido mutilado.
No final do mesmo mês, um outro comerciante de criptomoedas foi sequestrado em Troyes, com um pedido de resgate de 20 mil euros. No entanto, a vítima conseguiu escapar e os seus captores foram posteriormente capturados.