Lifestyle

Seis Sinais Inhabitais de Problemas Intestinais que Não Deve Ignorar

Um gastroenterologista partilha sinais surpreendentes que podem revelar desequilíbrios na sua saúde intestinal. Estes indícios nunca devem ser desconsiderados.

há 3 horas
Seis Sinais Inhabitais de Problemas Intestinais que Não Deve Ignorar

Manter uma boa saúde intestinal vai muito além do consumo de probióticos; existem outros hábitos diários que são igualmente cruciais. No entanto, alguns sinais podem indicar que algo não está bem. O gastroenterologista Joseph Salhab detalha os sinais que nunca deve ignorar.

1- Dificuldade em engolir
Sentir dificuldade ao engolir não é algo rotineiro. Entre as causas mais frequentes estão as alergias alimentares significativas, que podem estreitar o esófago, ou até mesmo condições mais graves, como o cancro do esófago.

2- Dor ao engolir
Esta é outra mensagem de alerta. Pode indicar a presença de uma úlcera ou inflamação no sistema intestinal.

3- Náuseas e vómitos constantes
Se enfrenta náuseas e vómitos após cada refeição, isso é um sinal a levar a sério. Sintomas persistentes podem apontar para problemas no trato gastrointestinal superior ou em órgãos, como a vesícula biliar.

4- Alterações nos hábitos intestinais
Alterações duradouras nas suas fezes são uma bandeira vermelha comum. Se costumava ter um ritmo regular e, de repente, começou a sofrer de prisão de ventre ou diarreia crônica, consulte um profissional de saúde.

5- Sangue nas fezes
A presenças de sangue, seja escuro ou vermelho vivo, nas fezes não é aceitável. Isso pode indicar desde hemorroidas até cancro colorretal, pelo que requer avaliação médica imediata.

6- Perda de peso inexplicável
Embora a perda de peso possa ser vista como positiva, se ocorrer sem qualquer esforço da sua parte, não deve ser ignorada. Este fenómeno pode sinalizar que o seu organismo não está a absorver nutrientes de forma eficaz.

Hábitos para uma Saúde Intestinal Melhora
Conversando com um gastroenterologista, o 'website' Well + Good destaca a importância de hábitos saudáveis. O aumento do consumo de vegetais é fundamental. "Uma dieta rica em vegetais apresenta múltiplos benefícios", afirma Gail Hecht. O aumento do consumo de fibra é crucial, pois dietas ricas em fibra têm demonstrado promover um ambiente intestinal saudável.

Incluir alimentos fermentados na alimentação pode ter efeitos muito positivos. "Esses alimentos são fontes de bactérias vivas que ajudam na digestão." Por outro lado, a redução de alimentos processados é igualmente importante. "Limitar a ingestão de açúcar e alimentos altamente processados é vital para prevenir o desequilíbrio das bactérias intestinais." A hidratação também deve ser uma prioridade. "Um consumo adequado de água é indispensável para manter a mucosa intestinal saudável." Não podemos esquecer o impacto do stress. "Níveis elevados de stress afetam negativamente a saúde intestinal." Dormir mais e evitar o uso desnecessário de antibióticos são igualmente recomendações a ter em mente.

#SaudeIntestinal #SinaisQueImportam #CuideDoSeuCorpo