Segundas-feiras: o dia que pode prejudicar a sua saúde
Um novo estudo revela que a ansiedade associada às segundas-feiras aumenta os níveis de cortisol, o que pode ser prejudicial para a saúde, mesmo após a reforma.

As segundas-feiras são frequentemente consideradas o dia mais difícil da semana, marcando o regresso às obrigações após um fim de semana relaxante. Um recente estudo da Universidade de Hong Kong (HKU) revela que esta ansiedade pode ter consequências graves para a saúde física.
A investigação, que envolveu 3511 adultos com 50 anos ou mais do Estudo Longitudinal Inglês sobre o Envelhecimento (ELSA), identificou uma relação entre a ansiedade experimentada no início da semana e níveis elevados de cortisol, uma hormona associada ao stress. Os participantes relataram os seus níveis de ansiedade ao longo da semana, e as amostras de cabelo foram analisadas para medir a quantidade de cortisol.
Os resultados mostraram que aqueles que sentiam maior ansiedade às segundas-feiras apresentavam níveis de cortisol aproximadamente 23% superiores em comparação com outros dias. Este fenómeno pode afetar o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), o qual regula a resposta ao stress. Um funcionamento excessivo deste eixo pode comprometer o sistema imunitário e aumentar o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.
Curiosamente, a pesquisa também revelou que mesmo os reformados continuam a experienciar níveis elevados de stress às segundas-feiras, revelando a profundidade com que este dia está enraizado na nossa fisiologia, conforme explicado por Tarani Chandola, socióloga da HKU. “As segundas-feiras atuam como um ‘amplificador de stress’ cultural, afetando o bem-estar físico e psicológico durante longos períodos de tempo”, concluiu.