Política

Rui Tavares insta Governo e UE a agirem com celeridade face ao apagão

há 5 horas

Porta-voz do Livre exige que se esclareçam as causas do apagão e se comuniquem instruções de segurança, num contexto de incerteza e desinformação.

Rui Tavares insta Governo e UE a agirem com celeridade face ao apagão

Rui Tavares, porta-voz do Livre, apelou através das suas redes sociais para que o Governo português e a União Europeia esclareçam com urgência as causas do apagão e emitam, sem demora, instruções claras de segurança para a população.

O dirigente destacou a importância de manter a serenidade e seguir as recomendações das autoridades, proteção civil e forças de segurança, num momento em que a desinformação começa a circular.

“Estamos perante uma situação de incerteza, e é fundamental que a partilha de informações se limite apenas a fontes credíveis”, alertou Rui Tavares, que também se colocou à disposição para colaborar no restabelecimento da normalidade.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou a existência de um corte generalizado de eletricidade em toda a Península Ibérica e em parte do território francês, ativando os planos de recuperação por etapas. O apagão teve início às 11:30 (horário de Lisboa).

Em declaração, o primeiro-ministro Luís Montenegro expressou a esperança de que o fornecimento elétrico seja restabelecido "nas próximas horas", referindo que o problema, que afeta o território continental, não se originou em Portugal. Montenegro explicou que, a partir das centrais de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro, o sistema elétrico português está a ser reativado.

Tags:
#AcaoUrgente #SegurancaParaTodos #RestabelecerEnergia