O líder do PSD, também primeiro-ministro, recusa a presença no congresso do PPE em Valência após um apagão que afetou todo o território de Portugal Continental.
Devido a um corte generalizado na rede eléctrica que afetou toda a Península Ibérica, o líder do PSD e primeiro-ministro teve de cancelar a sua participação no congresso do Partido Popular Europeu, que se realiza em Valência, Espanha.
Segundo fontes oficiais do partido, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, assumirá a representação, estando também previstas intervenções de Luís Montenegro e, possivelmente, do ministro da Defesa e líder do CDS-PP, Nuno Melo, no debate sobre defesa.
O evento conta com a presença de diversos chefes de Governo e dirigentes de partidos centrodireitistas, incluindo figuras como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que se juntarão aos 1.700 delegados para debater temas cruciais, tais como a situação na Ucrânia, a defesa e o avanço dos populismos.
Foi confirmado pela REN – Redes Energéticas Nacionais – que o apagão, registado às 11:30 de Lisboa, levou ao corte generalizado do fornecimento eléctrico e que os planos de restabelecimento serão implementados de forma progressiva.