Política

Rui Rocha critica atrasos de Montenegro na divulgação de dados da Spinumviva

há 6 horas

O líder da IL, Rui Rocha, chamou a atenção para a falta de transparência do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre a Spinumviva antes das eleições, questionando a sua responsabilidade.

Rui Rocha critica atrasos de Montenegro na divulgação de dados da Spinumviva

O líder do partido Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, fez duras críticas ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, esta quarta-feira, ao acusá-lo de ter feito uma "afronta aos portugueses" ao revelar, apenas agora, informações sobre a Spinumviva que já estavam em sua posse há semanas. Esta situação foi levantada na sequência da entrega de uma nova declaração de interesses à Entidade para a Transparência, onde Montenegro indicou sete novos clientes da referida empresa.

Em declarações prestadas à imprensa após um encontro com o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) em Lisboa, Rui Rocha questionou a lógica por detrás da revelação tardia dos dados, especialmente a poucos dias das eleições. "Se essas informações existem, porque continuamos a assistir a períodos de crise política sem que sejam apresentadas no momento adequado?", indagou.

O líder da IL expressou preocupação sobre as intenções de Montenegro, insinuando que a estratégia pode ter sido orientada para o timing dos debates. "Está a fazer uma gestão tática desta informação? Isto é absolutamente inaceitável e demonstra uma falta de responsabilidade", acusou.

Rui Rocha não se limitou a criticar Montenegro, mas também dirigiu palavras ao secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, mencionando a sua falta de clareza sobre a necessidade de uma comissão parlamentar de inquérito à Spinumviva. "Estão eles a brincar com o país? Não veem que há desafios cruciais a serem tratados?", indagou, refletindo sobre a falta de seriedade nas questões que afetam os cidadãos portugueses.

Para concluir, Rui Rocha apelou a uma abordagem mais madura e responsável por parte dos líderes políticos, enfatizando "esta falta de respeito pelos portugueses" e questionando as ações dos políticos face às necessidades do país.

Tags:
#AfrontaAosPortugueses #TransparênciaPolitica #ResponsabilidadeNaPolítica