Rui Moreira garante que, apesar dos desafios causados pelo apagão, a normalização dos serviços no Porto acontece nas próximas horas, com escolas e transportes a funcionar normalmente.
O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje, em entrevista à TVI/CNN, que já há zonas recuperadas em termos de eletricidade, destacando bairros como Massarelos, Lordelo do Ouro, Damião de Góis, Aliados e Fernão Magalhães. Segundo Rui Moreira, o Centro de Gestão Integrada (CGI) está a monitorizar atentamente a reposição da energia, nomeadamente pelo controlo dos semáforos, que já começam a funcionar, contribuindo para a normalização do trânsito.
Apesar das melhorias, algumas áreas, notadamente em Aldoar e na Foz, continuam na penumbra. O autarca referiu ainda que a recolha de lixo será efetuada nesta noite e que instituições de relevância, como o Hospital de São João e o Instituto Português de Oncologia, já se encontram a operar com normalidade.
Durante o dia, o Regimento de Sapadores Bombeiros registou cerca de 50 ocorrências, com muitos incidentes relacionados com pessoas presas em elevadores. O abastecimento de água também foi um desafio, sobretudo numa zona afetada pela falta de pressão, situação que obrigou a suspensão provisória do fornecimento em determinadas áreas como Aldoar, embora já tenha sido corrigida.
Para facilitar a mobilidade, principalmente de turistas e visitantes que chegam pelo aeroporto, vários autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto estão a operar em regime de transporte gratuito, com o reforço das linhas 601, 602 e 604 durante a noite. Quanto ao funcionamento das escolas e serviços públicos, o presidente asegura que estes estarão abertos na manhã de terça-feira, salvo eventual novo incidente.
O apagão, que afectou não só o Porto mas também outras zonas de Portugal e Espanha desde as 11h30, provocou cortes generalizados e problemas de trânsito, mas o restabelecimento gradual da energia já beneficiou cerca de quatro milhões de casas, segundo informações da E Redes.