Cultura

Rodrigo Leão revela em "O Rapaz da Montanha" a essência dos anos 70

há 4 dias

Rodrigo Leão lança "O Rapaz da Montanha", um álbum genuinamente português, marcado por letras na nossa língua e influências da cena musical dos anos 70, com participação de amigos de longa data.

Rodrigo Leão revela em "O Rapaz da Montanha" a essência dos anos 70

"O Rapaz da Montanha" é o novo álbum de Rodrigo Leão, que, em mais de 30 anos de carreira solo, afirma ser o disco mais português que já gravou. Todas as canções, com letras escritas exclusivamente em português, têm na década de 1970 a sua principal inspiração, recordando os tempos dourados de artistas como José Afonso, José Mário Branco e Fausto.

Apesar das influências marcadas dos anos 70, o álbum apresenta uma identidade distinta e diferente dos recentes trabalhos do músico, mas ainda assim mantém o seu carácter inconfundível. Rodrigo Leão explica que, embora partilhe ligações com os seus projetos anteriores, o seu público já se habituou à diversidade de estilos, desde o tango à pop britânica, passando pela música clássica e brasileira.

O projeto teve início com a canção "Cadeira Preta", composta há cerca de três anos em parceria com Ana Carolina Costa, que escreveu a maioria das letras e é também sua companheira. A partir da inspiração gerada por este tema, Rodrigo decidiu seguir um percurso mais definido, marcando uma experiência inédita: experimentar com a própria voz e integrar os coros com a participação de familiares, amigos e músicos de longa data.

Entre os colaboradores, destacam-se nomes como o guitarrista José Peixoto, com quem já se apresentou nos Madredeus; o músico Gabriel Gomes, amigo desde a adolescência e ex-integrante da Sétima Legião; o acordeonista Carlos Pereira e o cantor Francisco Palma. Todos contribuem para criar um ambiente familiar e colaborativo, que o artista valoriza na construção deste trabalho, onde também se destacam percussões tradicionais como adufes, bombos e tambores, enriquecendo ainda mais a sonoridade.

O álbum integra o projeto Os Portugueses, que teve o pontapé inicial com a banda sonora para "Portugal, um retrato social", de António Barreto e Joana Pontes. Em edições recentes, Rodrigo Leão tem apresentado ao vivo as suas novas composições, tendo já deslumbrado o público no Centro Cultural de Belém e na Casa da Música, eventos onde a receção superou as expectativas.

Embora estivesse agendado para hoje uma apresentação no Teatro Municipal da Guarda, o espetáculo foi adiado por três dias, em cumprimento do Luto Nacional decretado pelo Governo após o falecimento do Papa Francisco. O álbum também será apresentado em Madrid a 6 de maio, e o músico mantém compromissos com shows de Sétima Legião, Os Poetas e o relembro dos seus hits anteriores.

Tags:
#ORapazdaMontanha #MúsicaPortuguesa #Anos70