A UE propõe inspeções periódicas, certificados digitais e partilha de dados simplificada para veículos, visando maior segurança nas estradas e menos poluição.
A Comissão Europeia apresenta uma nova proposta que visa modernizar os métodos de inspeção dos veículos, com especial foco nos elétricos e nos sistemas avançados de assistência ao condutor. O plano abrange desde inspeções técnicas periódicas a veículos de última geração até controlo anual para automóveis e furgonetas mais antigos, utilizando métodos avançados de ensaio para detetar emissões prejudiciais.
Para tornar os processos mais eficazes, a iniciativa inclui a introdução de certificados digitais tanto para o registo como para a inspeção dos veículos, o que promete simplificar a partilha de dados entre os Estados-membros e reforçar a proteção contra fraudes, como a adulteração do conta-quilómetros. As medidas serão igualmente facilitadas para residentes temporários noutro país da UE.
Ao rever três diretivas essenciais – relativas à inspeção técnica, aos documentos de matrícula e à fiscalização dos veículos comerciais – as regras poderão salvar aproximadamente 7.000 vidas e evitar cerca de 65.000 feridos graves entre 2026 e 2050.
As propostas encontram-se agora na fase de análise pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, configurando um marco importante rumo a estradas mais seguras e a um ambiente menos poluído.