Mundo

Resgate de 236 migrantes em dificuldades a sul de Gran Canária

As autoridades espanholas resgataram 236 indivíduos, a maioria de origem subsaariana, que estavam numa embarcação à deriva a sul das Canárias.

há 5 horas
Resgate de 236 migrantes em dificuldades a sul de Gran Canária

Na madrugada de hoje, o Salvamento Marítimo espanhol efetuou o resgate de 236 pessoas, cuja origem é maioritariamente subsaariana, à deriva numa canoa a cerca de 429 quilómetros de Gran Canária. Um navio mercante, o Teos, foi o responsável por avistar a embarcação e notificar as autoridades.

Conforme um porta-voz do Salvamento Marítimo informou à agência EFE, entre os resgatados encontram-se homens, mulheres e menores. Contudo, a análise em terra poderá fornecer informações mais concretas sobre o estado de saúde e a demografia dos indivíduos resgatados.

O incidente ocorreu quando o navio Teos avistou a canoa à sua beira e decidiu solicitar ajuda, pois não se sentia seguro para continuar as operações. A embarcação estava à deriva devido à falta de motor, e o navio mercante amarrara uma corda à canoa para assistência.

A área em questão está sob a jurisdição conjunta de busca e salvamento de Espanha e Marrocos, embora este último tenha reportado não ter embarcações disponíveis no local. O barco de resgate dirigiu-se com segurança para o cais de Arguineguín, em Mogán, onde se espera que chegue por volta das 15:15, hora local.

Este resgate marca a primeira operação de socorro a migrantes na rota das Canárias desde 12 de agosto, quando foram resgatadas 67 pessoas em duas embarcações diferentes nas ilhas de Lanzarote e Gran Canária.

#ResgateMarítimo #MigraçãoSegura #SolidariedadeHumanitária