Mundo

Mark Carney pede cessar-fogo para poupar vidas no conflito ucraniano

O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, solicitou um cessar-fogo urgente na Ucrânia, destacando a necessidade de proteger vidas e afirmando que a decisão sobre a soberania ucraniana não cabe à Rússia.

24/08/2025 17:20
Mark Carney pede cessar-fogo para poupar vidas no conflito ucraniano

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, exortou hoje à implementação de um cessar-fogo no âmbito da invasão russa da Ucrânia durante uma conferência de imprensa em Kiev, marcada pelo Dia da Independência do país. "É imperativo que as hostilidades cessem. Precisamos de um cessar-fogo, uma trégua ou um armistício. Temos de pôr fim a estes massacres", afirmou Carney, ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Em contraste com a posição do presidente dos EUA, Donald Trump, que descartou a necessidade de um cessar-fogo para um possível acordo de paz, Carney alerta que "se a agressão da Rússia permanecer sem resposta, esta não cessará".

O líder canadiano sublinhou que a questão das garantias de segurança que os ucranianos possam requerer aos aliados ocidentais não deve ser decidida pela Rússia. "A soberania, a independência e a liberdade da Ucrânia são decisões que devem ser tomadas pela Ucrânia e pelos seus parceiros", insistiu Carney.

Por sua vez, o presidente Zelensky destacou que a presença de forças estrangeiras na Ucrânia após o conflito "é uma questão crucial" para a capital ucraniana.

#CessarFogo #PazUcrânia #SoberaniaUcraniana