Resgate heroico da Força Aérea da Nigéria salva 76 sequestrados
A Força Aérea da Nigéria conseguiu resgatar 76 indivíduos, incluindo mulheres e crianças, sequestrados por grupos criminosos no estado de Katsina, após um ataque aéreo dirigido.

A Força Aérea da Nigéria anunciou, hoje, o resgate de 76 pessoas, entre as quais mulheres e crianças, que tinham sido sequestradas por gangues no estado de Katsina, no noroeste do país. Este feito ocorreu após uma operação aérea focada na captura de um "notório chefe de gangue" e seu grupo, acusados de serem os responsáveis por um ataque na semana passada que resultou em 50 mortos em uma mesquita e aldeias adjacentes.
O ataque ocorreu no passado sábado em Pauwa Hill, na zona de Kankara, como revelou o comissário de segurança do estado, Nasir Mu'azu, através de um comunicado. "Durante esta operação, tragicamente, uma criança perdeu a vida", acrescentou.
Os sequestros em grande escala, onde são exigidos resgates, são um fenómeno recorrente nas regiões noroeste e centro da Nigéria. Gangues armadas atacam aldeias isoladas, saqueando-as e levando os residentes, cujo retorno é frequentemente negociado por quantias elevadas de dinheiro.
Embora estas milícias não tenham uma agenda ideológica clara, são movidas pela busca de lucro. Contudo, analistas e autoridades expressam a sua preocupação com a crescente colaboração pragmática entre essas gangues e grupos jihadistas ativos no nordeste do país.