Mundo

Ucrânia recorre a armamento nacional para atacar alvos russos

Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia está a utilizar apenas mísseis de produção própria em ofensivas de longo alcance na Rússia, após restrições por parte dos EUA.

24/08/2025 16:40
Ucrânia recorre a armamento nacional para atacar alvos russos

No âmbito de uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, em Kyiv, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez questão de clarificar a situação das suas operações militares. "Para sermos francos, neste momento, estamos a operar exclusivamente com as nossas armas de longo alcance que são produzidas na Ucrânia", declarou Zelensky. A declaração surge na sequência de notícias que indicam que os Estados Unidos interditaram o uso de armamento norte-americano em operações de retaliação que tenham como alvo o território russo.

O jornal The Wall Street Journal noticiou, no último sábado, que o Pentágono impôs restrições quanto à utilização de sistemas de mísseis táticos (ATACMS) contra alvos na Rússia, decisão que vigora desde a primavera passada. Esta imposição limita não apenas os sistemas de armamento norte-americano, mas também aqueles fornecidos por aliados europeus que estão integrados em estruturas de inteligência e tecnologia americanas.

Durante a conferência, Zelensky admitiu que houve momentos de comunicação mista por parte de Washington a respeito das suas operações em resposta a contratos russos no setor energético. Recentemente, as forças ucranianas avançaram com ataques via drones a um terminal de gás em Ust-Luga, um porto na Rússia, assim como a uma refinaria de petróleo em Syzran, na região de Samara, entre outros objetivos estratégicos.

#Ucrânia #DefesaNacional #Geopolítica