Após virar o caiaque e ficar à deriva, um homem de 59 anos foi rapidamente localizado e resgatado pela Força Aérea, evidenciando a eficácia nos procedimentos de emergência na costa da Lourinhã.
Numa operação relâmpago, um polaco de 59 anos que perdeu a pagaia e virou o seu caiaque foi localizado à deriva a cerca de 1,5 milhas náuticas a oeste da praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã. Em apenas 15 minutos, as equipas de resgate conseguiram encontrá-lo “consciente e estável”, apesar de apresentar sinais de hipotermia.
O helicóptero AW119 Koala, descolado da Base Aérea N.º 8, em Ovar, às 16h00, foi crucial para o resgate, efetuando a aproximação com recurso a um guincho que permitiu a transferência imediata da vítima para o interior da aeronave.
Após o resgate, o homem foi transportado para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, onde recebeu os primeiros cuidados. Os elementos da Estação Salva-vidas de Peniche recolheram o equipamento de caiaque, enquanto o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima ofereceu apoio aos familiares.