A operadora espanhola Red Elétrica finalizou a entrega dos dados requisitados pela comissão governamental encarregue de investigar o apagão que afetou Portugal e Espanha na última segunda-feira.
A Red Elétrica, responsável pela gestão do sistema elétrico em Espanha, anunciou hoje que concluiu a remessa de todos os dados pedidos pela comissão criada pelo Governo para apurar as causas do apagão ocorrido na passada segunda-feira. A empresa destacou a sua colaboração contínua com as autoridades desde o início da situação.
A operadora frisou que a 'caixa negra' que contém informações sobre o funcionamento do sistema é composta por "milhões de dados", abrangendo toda a operação do dia em que ocorreu o apagão, assim como informações de outros sistemas da empresa.
A ministra da Transição Ecológica, Sara Aagesen, comunicou ao comissário europeu da Energia, Dan Jorgensen, sobre a criação desta comissão com o objetivo de investigar os eventos que levaram ao apagão. Na próxima sexta-feira, Aagesen irá reunir-se com a sua homóloga portuguesa, Graça Carvalho, para discutir as repercussões do incidente que afetou tanto Portugal quanto Espanha.
Este encontro ocorre após Aagesen ter tido uma reunião com o presidente da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência de Espanha (CNMC). A comissão responsável pela investigação realizou a sua reunião inaugural na quarta-feira e agendou uma nova sessão para sábado nas instalações da Red Eléctrica.
A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou também a formação de um comité para aprofundar a investigação do "apagão excecional e grave", que deixou Portugal, Espanha, partes de Andorra e alguns territórios franceses sem eletricidade na última segunda-feira.
Esta entidade comprometeu-se a investigar as causas subjacentes, realizar uma análise detalhada e elaborar recomendações, que serão compiladas num relatório final abrangente. O apagão resultou em sérios inconvenientes, incluindo encerramento de aeroportos, congestionamentos de transportes e trânsito nas grandes cidades, bem como escassez de combustíveis.