Queda no Consumo de Cimento em Portugal Apesar do Crescimento na Construção
O consumo de cimento em Portugal caiu 3,4% até abril, totalizando 1,265 milhões de toneladas, segundo a AICCOPN, que aponta para um aumento nas licenças de construção e crédito à habitação.

De acordo com um comunicado da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o consumo de cimento em Portugal foi de 1,265 milhões de toneladas até ao final de abril, refletindo uma diminuição de 3,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Todavia, a AICCOPN alerta para um crescimento encorajador nas atividades de construção e reabilitação. Entre janeiro e abril, as licenças emitidas para este fim aumentaram 17%, totalizando 6.769 licenças.
No que diz respeito à construção de novas habitações, o número de fogos licenciados apresentou um aumento significativo de 32,5%, correspondendo a 13.467 novas habitações licenciadas.
Além disso, o montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras cresceu 37,9%, atingindo 7.043 milhões de euros, enquanto a taxa de juro para este crédito se fixou em 3,66% em abril, uma descida de 94 pontos base em relação ao ano anterior.
Por último, o valor mediano da habitação utilizado nas avaliações bancárias teve uma valorização de 16,9% em termos anuais, impulsionado por variações de 19% nos apartamentos e 11% nas moradias.