Economia

Queda Geral das Taxas Euribor: Novo Marco nos Empréstimos

A taxa Euribor desceu em todos os prazos, mantendo-se acima dos 2%. A taxa a três meses recuou para 2,021%, a seis meses para 2,069% e a 12 meses para 2,089%.

há 13 horas
Queda Geral das Taxas Euribor: Novo Marco nos Empréstimos

A taxa Euribor registou uma descida em todos os prazos nesta terça-feira, refletindo as recentes alterações nos mercados financeiros. A taxa correspondente a três meses deslizou para 2,021%, permanecendo abaixo das taxas a seis e a doze meses, que se fixaram em 2,069% e 2,089%, respetivamente.

Em particular, a Euribor a seis meses consolidou-se como a mais recorrente em Portugal para créditos à habitação com taxa variável, tendo uma quota de 37,75% do total de empréstimos para habitação própria permanente, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP).

As representações da Euribor a 12 e a três meses representam 32,32% e 25,57%, respectivamente, dos empréstimos com taxa variável. Em relação aos valores médios mensais, observou-se uma nova queda em junho, embora menos pronunciada que nos meses anteriores – com a média a três meses a descer para 1,984% e a de seis meses a ficar em 2,050%.

Adicionalmente, durante a última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada a 4 e 5 de junho em Frankfurt, as taxas de juro foram reduzidas em 0,25 pontos base, estabelecendo a principal taxa diretora em 2%. Esta recente alteração representa a oitava redução desde o início do ciclo de cortes em junho de 2024, com analistas a preverem que esta possa ser a última deste ano.

O BCE agendou a próxima reunião de política monetária para os dias 23 e 24 de julho em Frankfurt. Vale recordar que as taxas Euribor são determinadas pela média das taxas que 19 bancos da zona euro estão dispostos a praticar entre si no mercado interbancário.

#TaxasEuribor #EconomiaEmFoco #CréditosHabitação