Economia

Queda de 1,66% no preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho

há 3 dias

O barril de petróleo Brent viu a sua cotação descer para 61,12 dólares em Londres, refletindo tensões comerciais e aumento inesperado nos stocks nos EUA.

Queda de 1,66% no preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho

A cotação do barril de petróleo Brent, que é o padrão de referência na Europa, encerrou hoje a sessão no mercado de futuros de Londres em queda de 1,66%, fixando-se em 61,12 dólares. O preço do crude do Mar do Norte fechou a 1,03 dólares abaixo da cifra de 62,15 dólares registada na terça-feira.

A descida da cotação foi influenciada pela divulgação de uma reunião agendada entre representantes da China e dos EUA, marcada para este fim de semana na Suíça, com o intuito de iniciar conversações sobre a guerra comercial iniciada por Donald Trump.

Desde abril, a cotação do petróleo já perdeu cerca de 20% do seu valor, após o anúncio de novas taxas alfandegárias por parte de Trump, o que intensificou os receios de um abrandamento significativo da economia global, que poderia culminar em uma recessão.

Adicionalmente, o recente aumento inesperado dos stocks de gasolina nos Estados Unidos, conforme relatado pela Agência de Informação de Energia, também contribuiu para a pressão sobre os preços.

As inquietações acerca de um excesso de oferta, num cenário de procura fraca, têm sido exacerbadas pela decisão da OPEP+ e dos seus aliados, incluindo a Rússia, de aumentar a produção de petróleo pelo segundo mês consecutivo a partir de junho.

Tags:
#PetróleoEmQueda #CriseEconómica #OPEPplus