Política

PS propõe diálogo estratégico ao PSD sobre investimento em Defesa

O PS, liderado por José Luís Carneiro, convida Luís Montenegro a negociar um acordo sobre um plano de desenvolvimento e capacitação da Defesa Nacional em três meses.

há 9 horas
PS propõe diálogo estratégico ao PSD sobre investimento em Defesa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, enviou um convite ao líder do PSD, Luís Montenegro, solicitando uma reunião formal para iniciar negociações sobre um "Acordo Estratégico para um Plano de Desenvolvimento Nacional e de Capacitação da Defesa", com um prazo de três meses para conclusão.

A proposta vem na sequência do anúncio feito na Cimeira da NATO, onde Portugal se comprometeu a aumentar o investimento em Defesa para 2% do PIB em 2023 e 5% até 2035. Carneiro expressou preocupação, afirmando que decisões desta magnitude necessitam de um consenso político alargado e propôs a formação de um grupo de trabalho conjunto entre os dois partidos.

Na comunicação enviada, Carneiro sugere que este consenso deve basear-se em princípios estruturais, orientação estratégica comum e uma série de medidas práticas envolvendo diversos setores, como a indústria, ciência, inovação, educação e administração pública.

O objetivo é que o grupo de trabalho, em colaboração com o Governo e representantes dos setores relevantes, elabore uma proposta que será depois apresentada à Assembleia da República.

O PS enfatiza que os compromissos assumidos na Cimeira NATO não podem ser cumpridos sem um amplo apoio social e político, e critica a falta de informação dada pelo Governo sobre a aplicação dos aumentos nos investimentos em Defesa. Apesar de o primeiro-ministro ter convocado tanto o PS como o Chega para discutir o investimento em Defesa a 18 de junho, na reunião foi fornecida escassa informação sobre a utilização dos recursos, levando os socialistas a ficarem surpresos com o anúncio do percentual previsto para 2035.

#AcordoDefesa #ConsensoPolítico #InvestimentoEstratégico