País

Problemas na Comunicação do INEM Após Apagão Generalizado

há 5 horas

Falhas de contacto com ambulâncias, motos e VMER atrasaram os serviços de emergência, resultando na perda de centenas de chamadas durante o apagão que afetou a Península.

Problemas na Comunicação do INEM Após Apagão Generalizado

Após uma falha generalizada de energia que affectou a Península Ibérica desde o final da manhã, o INEM vem a enfrentar dificuldades para estabelecer contacto com alguns dos seus meios próprios. Por volta das 18:00, foram registados problemas na ligação a ambulâncias, motos e Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

Informações recolhidas indicam que o acionamento dos meios de emergência atrasou em mais de 100 chamadas, tendo sido perdidas cerca de 400 delas. Um funcionário do instituto destacou que a situação forçou, por exemplo, a deslocação da ambulância do Fundão para os bombeiros, sendo esta a única maneira de contactar o Centro Operacional de Doentes Urgentes (CODU).

Em resposta à interrupção no fornecimento eléctrico, o INEM ativou o seu plano de contingência e passou a operar os seus sistemas telefónico e informático com geradores automaticamente acionados. O instituto apelou ainda à população para que utilize o número 112 apenas em casos de real emergência, de forma a evitar uma sobrecarga do sistema.

Paralelamente, a REN – Redes Energéticas Nacionais – confirmou o corte generalizado na Península Ibérica e revelou que os planos de restabelecimento do fornecimento de energia estão a ser implementados progressivamente, após o apagão ter sido registado pelas 11:30, em horário de Lisboa.

Tags:
#CriseNoINEM #ApagãoGeneralizado #Emergência