Política

Poucos governos completam o mandato integralmente

há 4 dias

Estudo da Pordata revela que, desde 1976, apenas seis dos 24 governos eleitos em Portugal concluíram o mandato completo, evidenciando momentos de estabilidade rara.

Poucos governos completam o mandato integralmente

Num estudo recente da base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, representada pela Pordata, constata-se que, desde as primeiras eleições legislativas em 1976, apenas seis dos 24 governos eleitos conseguiram cumprir a totalidade do mandato. Este panorama destaca episódios de estabilidade política que se sucederam de forma esporádica.

O executivo mais recente a terminar o seu mandato foi o liderado por António Costa, entre 2015 e 2019, conhecido pelo período da 'geringonça'. Antes dele, o governo comandado por Pedro Passos Coelho (2011-2015) também completou os quatro anos previstos. Ainda no século XXI, o primeiro governo de José Sócrates (2005-2009), conquistado com maioria absoluta, é outro exemplo de mandato integral.

Ao voltar no tempo para o século XX, a estabilidade foi mais pronunciada, contando com um período de 12 anos em que três executivos consecutivos cumpriram o mandato completo. Dois destes, liderados por Cavaco Silva (1987-1995), foram eleitos com maioria absoluta, seguidos pelo governo de António Guterres (1995-1999).

O relatório da Pordata também sublinha que, dos quase 50 anos de eleições legislativas, foram apenas seis os governos eleitos com maioria absoluta – quatro pelo PSD e dois pelo PS. A primeira maioria absoluta remonta a 1979, com o antigo líder do PPD/PSD, Francisco Sá Carneiro, à frente da coligação Aliança Democrática, repetida atualmente nas eleições seguintes a esse marco.

Seguiram-se os êxitos eleitorais de Cavaco Silva em 1987 e 1991, enquanto a conquista de uma maioria absoluta voltou a ocorrer 14 anos depois, com José Sócrates, em 2005. A mais recente demonstração deste fenómeno foi registada nas legislativas de 2022, quando António Costa angariou 41,37% dos votos.

Em termos de composição governativa, o estudo revela ainda que o PS formou governo em nove ocasiões desde 1976, sendo sete delas ocorridas nas últimas três décadas, totalizando mais de 21 anos à frente do executivo, comparativamente aos pouco mais de 8 anos do PSD.

Tags:
#PolíticaPortugal #EstabilidadeGoverno #HistóriaDemocrática