A falha generalizada que atingiu Portugal a partir das 11h30 provocou interrupções significativas e ativou planos de emergência em todo o país.
Na manhã de hoje, Portugal ficou sem energia a partir das 11h30, num apagão que afetou praticamente todas as regiões da Península, à exceção dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. A situação forçou várias autarquias a acionarem os seus planos de emergência, enquanto diversos serviços essenciais, como hospitais, transportes e escolas, foram impactados.
Em Lisboa, tanto o Aeroporto quanto o Metropolitano ficaram paralisados, revelando o alcance do problema. A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou que o corte eléctrico abrange toda a Península Ibérica e afirmou que estão a ser implementados planos de restabelecimento de energia por etapas.
Em resposta à situação, a E-Redes, em colaboração com a REN, ativou o Plano Operacional de Atuação em Crise, situando o país no seu estado máximo de alerta. Segundo informações, o dispositivo operacional mobilizado já conseguiu restabelecer eletricidade a cerca de 4 milhões de consumidores. A falha estendeu-se também para outros países europeus, incluindo a Espanha.