Economia

Portugal destaca-se em concursos internacionais de azeite na Ovibeja

há 3 dias

Na 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, Portugal brilhou ao conquistar nove premiações, incluindo medalhas de ouro e prata.

Portugal destaca-se em concursos internacionais de azeite na Ovibeja

Na recente 14.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, Portugal foi o país com mais honrarias. A competição, que recebeu 93 amostras de produtos oriundos de nove nações, revelou os vencedores numa cerimónia realizada na feira agropecuária Ovibeja, anunciou a organização.

Através dos resultados divulgados pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul, que promove o evento em colaboração com a Casa do Azeite, Portugal arrecadou um total de nove prémios, dos quais cinco foram medalhas e quatro menções honrosas.

Dentre os azeites portugueses, destacaram-se na categoria de Frutado Maduro, onde as empresas Altas Quintas -- Exploração Agrícola e Vinícola, SA e 4C Azeites, Unipessoal, Lda, foram laureadas com medalhas de ouro e prata, respetivamente. Um azeite israelita conquistou a medalha de bronze, enquanto foram atribuídas menções honrosas a três azeites, incluindo um de uma oleícola espanhola e dois de empresas nacionais (Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, Crl e Vidcavea -- Azeites da Vidigueira, Lda).

Na categoria de Frutado Ligeiro, Portugal continuou a brilhar, com medalhas de ouro (Nutrifarms II Olives, SA), prata (Agrícola S. Bartolomé SA) e bronze (4C Azeites, Unipessoal, Lda). As menções honrosas foram para uma companhia israelita e para a portuguesa e alentejana Esporão, SA.

Quanto ao Frutado Verde Médio, Portugal recebeu uma das três menções honrosas, atribuída ao azeite da CARM -- Casa Agrícola Reboredo Madeira. As principais distinções nesta categoria foram para Itália (ouro e bronze) e Espanha (prata).

Em relação à categoria de Frutado Verde Intenso, não houve prémios para Portugal, sendo que Itália conquistou o ouro, enquanto Espanha levou a prata e o bronze. Duas menções honrosas caíram na posse de Espanha e uma da Croácia.

Na categoria destinada aos azeites do Hemisfério Sul, o Brasil destacou-se, com as medalhas de ouro e prata atribuídas às empresas Essenza Agroecológica, Lda e Vinícola Essenza, respetivamente.

No total, foram premiados 25 azeites, com Espanha a seguir Portugal como o segundo país mais premiado (oito honrarias), enquanto Itália obteve três prémios, o Brasil dois e Israel um.

O júri, a cargo de José Gouveia, avaliou as amostras nos dias 03 e 04 de abril, conforme indicado pela ACOS. As 93 amostras participantes foram enviadas por empresas de Portugal, Alemanha, Israel, Espanha, Grécia, França, Itália, Croácia e Brasil.

A 41.ª edição da feira agropecuária Ovibeja, que teve início na quarta-feira em Beja, no parque de Feiras e Exposições da cidade, decorre até ao domingo.

Tags:
#AzeitePortuguês #Ovibeja2023 #GastronomiaSustentável