Economia

Consulta pública para investimento da REN nas infraestruturas de gás

há 18 horas

A ERSE abre até junho a consulta pública sobre um investimento de 472,7 milhões de euros da REN nas redes de gás, com foco no desenvolvimento até 2035.

Consulta pública para investimento da REN nas infraestruturas de gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou a abertura de uma consulta pública, válida até junho, para o plano de investimento da REN Gasodutos. Este plano, designado por PDIRG 2025, refere-se ao desenvolvimento e investimento da Rede Nacional de Transporte, Infraestruturas de Armazenamento e Terminais de GNL (RNTIAT) no período de 2026 a 2035.

O investimento global previsto ascende a 472,7 milhões de euros e divide-se em quatro categorias. O primeiro bloco, com um montante de 225,4 milhões de euros, abrange os projetos fundamentais. O segundo bloco, superior a 98,6 milhões de euros, conjectura projetos complementares, destacando-se a construção de novas cavidades de armazenamento subterrâneo.

A terceira categoria focaliza-se igualmente em projetos complementares, totalizando 111,2 milhões de euros, e abrange investimentos para a integração do gás natural com hidrogénio. Finalmente, o quarto bloco inclui 38 milhões de euros destinados ao desenvolvimento da Rede Nacional de Transporte de Gás.

As contribuições para esta proposta devem ser enviadas até 20 de junho. Após o término da consulta, a ERSE terá 22 dias para elaborar um relatório e, subsequente a isso, emitirá um parecer sobre a proposta no prazo de até 30 dias.

O parecer resultante, que não possui caráter vinculativo, será fundamentado nas respostas obtidas durante a consulta, sendo a decisão final da aprovação entregue ao Governo.

Tags:
#InvestimentoGás #ERSE #EnergiaSustentável