Cultura

Portugal brilha em Cannes com curtas e longas

há 4 dias

Portugal destaca-se em Cannes com novas selecções de curtas, longas e coproduções, incluindo projetos da UCP, reforçando a presença lusa no festival internacional.

Portugal brilha em Cannes com curtas e longas

O Festival de Cinema de Cannes apresenta este ano uma forte representação portuguesa. Entre os destaques, os curtas “A solidão dos lagartos” de Inês Nunes e “Arguments in favor of love” de Gabriel Abrantes foram escolhidos para competir, enquanto “O Pássaro de Dentro”, animação de Laura Anahory produzida pela Escola das Artes da UCP no Porto, integra a seleção Cinef, dedicada a filmes em contexto escolar.

A UCP tem, pela primeira vez, sido convidada para este segmento, conforme o comunicado oficial do festival. A 78.ª edição, marcada para os dias 13 a 24 de maio, reúne um total de cinco filmes portugueses, que incluem ainda a longa-metragem “Entroncamento” de Pedro Cabeleira, que integra o programa ACID Cannes.

Outros projetos luso não faltam: “O riso e a faca”, a segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho, que regressa à secção “Un Certain Regard”, e a coprodução “Era uma vez em Gaza”, dos irmãos Arab e Tarzan Nasser, que tem o apoio da Ukbar Filmes. Também se destaca “Magalhães”, do realizador filipino Lav Diaz, coproduzido pela Rosa Filmes, selecionado para o programa “Cannes Première”.

No âmbito do mercado do filme, será apresentada a longa-metragem de animação “Ana, en passant”, da Fernanda Salgado, uma coprodução entre a portuguesa Sardinha em Lata e a brasileira Apiário. O júri, liderado por Maren Ade, anunciará a Palma de Ouro da competição de curtas-metragens no dia 24 de maio, enquanto os prémios da seleção Cinef serão revelados dois dias antes.

Tags:
#Cannes2023 #CinemaPortuguês #OrgulhoLuso