No dia 17 de maio, a Câmara do Porto homenageia o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia ao hastear oficialmente a bandeira arco-íris.
A Câmara Municipal do Porto anunciou que, no próximo dia 17 de maio, se procederá ao hasteio oficial da bandeira arco-íris, numa iniciativa que celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. O vereador Sérgio Aires, do Bloco de Esquerda (BE), fez o anúncio durante uma reunião do executivo, onde apresentaram uma recomendação para esta marcação anual.
Embora a proposta inicial incluísse também a projeção das cores da bandeira na fachada do edifício, essa parte foi retirada devido à coincidência com a reflexão exigida pelas eleições legislativas que ocorrem no dia seguinte. Sérgio Aires mencionou que o partido percebeu a necessidade de ajuste e confirmou que a bandeira será hasteada oficialmente, um evento que, segundo afirmou, demorou quatro anos a concretizar.
No ano passado, os Paços do Concelho foram iluminados nas cores do arco-íris entre os dias 16 e 17 de maio, formando parte das celebrações. Já em 2023, o mastro na praça frente ao edifício será novamente usado para hasteamento da bandeira LGBTI.
A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) planeia, também para o dia 17, um arraial no Largo Amor de Perdição. Este evento pretende ser uma "festa popular e associativa", destacando a importância da visibilidade das organizações que lutam pelos direitos das comunidades marginalizadas.
Adicionalmente, a Marcha do Orgulho LGBTI+ em colaboração com o Movimento Abril, irá realizar uma manifestação no dia 10 de maio, no Jardim do Marquês, a partir das 15:00, na antevéspera das eleições. Num comunicado, enfatizaram que "os nossos direitos não deviam estar em risco a cada eleição", referindo-se aos retrocessos nos direitos humanos que têm sido observados.