Estudantes da Universidade do Porto desenvolveram uma ferramenta gratuita de IA que esclarece as propostas dos partidos, promovendo a literacia política entre os cidadãos.
Filipe Barros e João Barão, dois estudantes da Universidade do Porto, estão por detrás da 'Vota AI', uma inovadora plataforma de Inteligência Artificial (IA) que visa facilitar a compreensão dos programas eleitorais de todos os partidos com representação parlamentar em Portugal.
A ferramenta, que pode ser utilizada gratuitamente após um simples registo, já alcançou milhares de utilizadores. Com a Vota AI, os cidadãos podem colocar as suas questões sobre as propostas políticas e obter respostas claras e objetivas.
“Desde o início do desenvolvimento do Vota AI, a nossa missão foi promover a literacia política. Acreditamos que a Inteligência Artificial deve servir para aproximar as pessoas da política, funcionando como uma ponte que liga a complexidade dos programas eleitorais à necessidade de decidir com informação acessível”, afirmou Filipe Barros, um dos criadores e estudante finalista da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, em entrevista ao site da universidade.
A plataforma permite um número ilimitado de perguntas e utiliza exclusivamente os programas eleitorais oficiais, garantindo imparcialidade na informação prestada aos eleitores. Apesar de ter uma estética similar ao ChatGPT, os criadores destacam que o Vota AI oferece uma “vantagem clara”: uma especialização no contexto político português.
“Desenvolvemos a aplicação com um foco exclusivo na análise de propostas eleitorais e informações políticas verificadas, o que nos permite dar respostas mais precisas e contextualizadas em relação à realidade do país”, de acordo com o que é apresentado na página oficial da Vota AI.
Lembre-se de que as eleições legislativas se aproximam, ocorrendo no próximo domingo, dia 18 de maio.