Pizarro lidera sondagem para Câmara do Porto a três meses das autárquicas
Manuel Pizarro, antigo Ministro da Saúde, é o favorito nas eleições autárquicas no Porto com 36% da intenção de voto, seguido de Pedro Duarte com 33%.

A três meses das eleições autárquicas, uma recente sondagem encomendada pela SIC e pelo Expresso revela que Manuel Pizarro, ex-Ministro da Saúde, lidera a corrida para a presidência da Câmara Municipal do Porto. Com 36% das intenções de voto, Pizarro está à frente de Pedro Duarte, que registou 33%.
No terceiro lugar, encontra-se Miguel Corte-Real, candidato do Chega, que parece estar em ascensão, conseguindo o dobro dos votos de Filipe Araújo, atual vice-presidente independente e também candidato ao cargo de presidente.
A sondagem também indica que Diana Ferreira da CDU atinge 4% das intenções de voto, enquanto Sérgio Aires, do Bloco de Esquerda, se fixa em 3%.
À medida que se aproxima o dia das eleições, marcado para 12 de outubro, surgem preocupações sobre a taxa de indecisão eleitoral, que atualmente se cifra em 13%. A avaliação da atuação da Câmara do Porto revela que muitos eleitores consideram o desempenho "muito bom" ou "bom", enquanto 42% o consideram "mau" ou "muito mau".
Ao mesmo tempo, muitos eleitores destacam a qualidade dos espaços públicos, a oferta cultural e os transportes públicos como áreas a merecer uma avaliação positiva. Em contraste, a habitação, o combate à corrupção, o trânsito e a segurança são áreas que receberam críticas mais severas.
Rui Moreira, atual presidente da Câmara, está prestes a concluir o seu mandato, tendo atingido o limite de tempo estabelecido para o cargo, juntando-se a quase 90 presidentes de câmara que também deixarão os seus postos por terem alcançado o máximo de três mandatos consecutivos. Destes, 49 pertencem ao Partido Socialista, enquanto os restantes são repartidos entre o PSD, CDU, CDS-PP e independentes.
Além de Rui Moreira, Carlos Carreiras (PSD) em Cascais e Basílio Horta (PS) em Sintra são outros autarcas que também deixarão os seus cargos, assim como Ribau Esteves (PSD) em Aveiro e Ricardo Rio (PSD/CDS-PP) em Braga.