A Presidente Dina Boluarte enfatiza o amor do novo Papa, Robert Prevost, pelo Peru, destacando a sua dedicação aos mais necessitados e a importância deste momento histórico.
A Presidente do Peru, Dina Boluarte, celebrou a nacionalidade peruana de Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV, sublinhando que a sua escolha é uma demonstração do "profundo amor" que sente pelo país andino. Segundo Boluarte, Prevost, que se tornou cidadão peruano em 2015, dedicou parte significativa da sua vida ao serviço dos mais desfavorecidos no Peru.
Num discurso transmitido em televisão, a chefe de Estado descreveu a eleição do cardeal como "um momento histórico para o Peru e para o mundo", referindo que Prevost é "cidadão peruano por opção e coração" e que já ocupou o cargo de vice-presidente da conferência episcopal do país.
Após a sua eleição, Leão XIV, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, fez uma saudação especial à sua "amada diocese de Chiclayo" em espanhol, mostrando a ligação que mantém com o seu país de origem.
Dina Boluarte destacou ainda que esta é a primeira vez que um norte-americano e um peruano, com mais de 20 anos de dedicação à Igreja no Peru, ocupa a posição de Papa, manifestando a sua "imensa alegria" em nome do Governo e do povo peruano. "Querido Papa, que Deus te guie e que os teus ensinamentos nos conduzam à paz e reconciliação", afirmou a Presidente.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa após dois dias de conclave na Cidade do Vaticano e substitui o Papa Francisco, falecido a 21 de abril, aos 88 anos. Nascido em Chicago, Prevost é de ascendência espanhola e pertence à Ordem de Santo Agostinho.