Perigo de incêndios afeta mais de 100 concelhos em 12 distritos
O IPMA alerta para risco máximo de incêndio em mais de 100 concelhos de 12 distritos portugueses, prevendo temperaturas elevadas e condições secas nos próximos dias.

Hoje, mais de 100 concelhos repartidos por 12 distritos, incluindo Bragança, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Faro, encontram-se sob risco máximo de incêndio rural, conforme indicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A estimativa do IPMA aponta para um risco muito elevado e elevado em quase todos os concelhos dos 18 distritos do país. Este nível de perigo, que varia de reduzido a máximo, é determinado por fatores como a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a precipitação nas últimas 24 horas.
Até ao momento, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) reportou 2.999 ocorrências de fogo desde o início do ano, abrangendo uma área total de 8.278 hectares destruídos em zonas rurais.
Devido ao calor intenso, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de hoje, e para Bragança e Vila Real até às 21:00 de quarta-feira. Este aviso é atribuído quando existe uma condição de risco para atividades que dependem das condições meteorológicas.
As previsões para hoje no continente indicam céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e um aumento das temperaturas máximas no litoral Norte e Centro, enquanto se regista uma ligeira descida nas temperaturas do Algarve. As temperaturas mínimas variam entre 13 graus Celsius, em Bragança, e 24 graus, em Portalegre, enquanto as máximas vão dos 29 graus, em Faro, até 39 graus, em Évora e Beja.