Política

Pedro Nuno Santos exige mobilização total face à crise energética

há 3 horas

O líder do PS defende a reunião urgente do Gabinete de Segurança e dos serviços de proteção civil para mitigar os efeitos do apagão que abalou a Península Ibérica e parte da França.

Pedro Nuno Santos exige mobilização total face à crise energética

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, apelou hoje à convocação imediata do Gabinete Coordenador de Segurança e à reunião de todos os serviços de segurança e proteção civil, num esforço conjunto para responder à recente crise energética.

Em declarações partilhadas através das redes sociais, ressaltou a necessidade de identificar as causas e os impactos imediatos do apagão, bem como de delinear planos de ação para salvaguardar as infraestruturas críticas que suportam a vida coletiva. Segundo ele, setores essenciais como a saúde, os transportes, as comunicações e o acesso a bens alimentares devem ter prioridade no processo de restabelecimento do fornecimento energético.

A informação vem com o anúncio da REN – Redes Energéticas Nacionais, que confirmou um corte generalizado de eletricidade na totalidade da Península Ibérica e noutras regiões de França, tendo sido ativados planos de recuperação por etapas. O apagão teve início às 11:30 (hora de Lisboa).

Tags:
#CriseEnergética #SegurançaCoordenada #EmergênciaSocialista