Política

Pedro Nuno critica aproximação de Luís Montenegro ao Chega

há 3 horas

O secretário-geral do PS acusou o líder da Aliança Democrática de alinhar com o Chega, discutindo a questão da imigração e referindo uma "trumpização" na sua abordagem.

Pedro Nuno critica aproximação de Luís Montenegro ao Chega

Na sua primeira atividade oficial de campanha eleitoral em Ponte de Lima, Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, manifestou a sua preocupação com a postura do líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, em relação ao Chega. “Ontem [sábado], observámos um líder da AD mais interessado em se alinhar com o Chega. O discurso em torno da imigração parece apontar para essa intenção de aproximação”, afirmou.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou que a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) iniciará, na próxima semana, a notificação de 4.574 imigrantes a abandonarem voluntariamente o país em 20 dias. Pedro Nuno Santos sublinhou que, embora a lei deva ser cumprida, a quantidade de notificações não é uma novidade. “Desde 2019, já ocorreram mais notificações sem que houvesse a mesma atenção mediática. A diferença agora é a retórica de um primeiro-ministro que afirma que certas pessoas devem ser expulsas, fazendo-o com um sorriso e instando o Chega a aplaudir suas políticas”, ressaltou.

O secretário-geral do PS concluiu a sua intervenção referindo-se à “trumpização” da política de Luís Montenegro, destacando as semelhanças nas abordagens.

Tags:
#Trumpização #LiderançaAD #Imigração