Política

Paulo Raimundo confia que Leão XIV dará continuidade ao legado de Francisco

há 4 horas

O secretário-geral do PCP expressou a esperança de que o novo Papa, Leão XIV, siga os passos de Francisco nas áreas da justiça social, direitos humanos e proteção ambiental.

Paulo Raimundo confia que Leão XIV dará continuidade ao legado de Francisco

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, manifestou a sua expectativa de que o recém-eleito Papa, Leão XIV, será capaz de dar continuidade ao trabalho deixado pelo Papa Francisco, especialmente em matérias como a proteção ambiental, direitos sociais e a promoção da paz.

Raimundo afirmou que o novo Papa enfrenta "uma grande responsabilidade ao herdar o legado do seu antecessor, que se destacou na defesa de causas sociais e ambientais". Durante uma declaração à imprensa antes de um comício da CDU em Faro, sublinhou a importância de "cumprir e continuar o legado deixado por Francisco".

Embora não conheça bem o novo Papa, Paulo Raimundo considera que Leão XIV, que assumiu a liderança da Igreja Católica após dois dias de conclave, se apresenta como uma figura comprometida com a justiça social, a paz e a defesa dos direitos dos mais desfavorecidos. "Parece que temos à frente um Papa que segue a filosofia de Francisco", referiu.

A eleição de Leão XIV, nome escolhido pelo cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, é vista como uma decisão importante não apenas para os católicos, mas para todos. Prevost, de origem espanhola, nasceu em Chicago, EUA, e é parte da Ordem de Santo Agostinho. O novo Papa sucede ao Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril, aos 88 anos.

Tags:
#LeãoXIV #LegadoFrancisco #JustiçaSocial