O novo Papa, Robert Francis Prevost, optou pelo nome Leão XIV, evocando legados de justiça social e continuidade com o pensamento de Leão XIII.
Hoje, o novo Papa Robert Francis Prevost, após a sua eleição na Cidade do Vaticano, adotou o nome Leão XIV, uma escolha que transmite um forte compromisso com questões sociais, de acordo com a especialista em religião Natalia Imperatori-Lee.
Imperatori-Lee refere que a decisão do cardeal colide com as expectativas de uma eleição pontifical, uma vez que um papa americano escolheu um nome que remete a um predecessor do século XIX, Leão XIII. Este pontífice, que governou a Igreja de 1878 a 1903, é reconhecido por estabelecer as bases do pensamento social católico moderno, especialmente através da sua encíclica "Rerum Novarum", que defendia os direitos dos trabalhadores.
A encíclica de Leão XIII critica tanto o capitalismo desenfreado como o socialismo estatal, apresentando uma visão económica que ressoa com valores católicos. A escolha do novo Papa indica a intenção de continuar este legado, focando na justiça social como uma prioridade do seu ministério.
Além disso, Leão XIV faz referência ao primeiro papa a usar este nome, Leão I, conhecido por sua habilidade diplomática em salvar Roma da invasão de Átila, o Huno, em 452 d.C. O cardeal Maurizio Piacenza, em declarações à RAI, sublinhou a importância dos papas no uso de nomes históricos, que agora se traduzem em gestos simbólicos em prol da continuidade na liderança da Igreja.
Historicamente, até ao século XI, os papas utilizavam os seus nomes de nascimento, com a prática de selecionar novos nomes a ganhar popularidade entre os papas germânicos como forma de simbolizar continuidade. Nos últimos séculos, os papas têm optado por nomes que refletem os objetivos do seu pontificado. Desde João XXII até ao recente Francisco, há uma tendência em designar nomes que representem a missão que pretendem cumprir.
Robert Francis Prevost, nascido em Chicago e com ascendência espanhola, é o novo líder da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Francisco, que faleceu em abril deste ano aos 88 anos.