Política

Papa Francisco e o 25 de Abril: Valores que Marcam Épocas

há 3 dias

Marcelo Rebelo de Sousa homenageia o Papa Francisco, evidenciando a comunhão entre os ideais do pontífice e os princípios revolucionários do 25 de Abril.

Papa Francisco e o 25 de Abril: Valores que Marcam Épocas

Durante a sessão solene na Assembleia da República, que comemorava o 51.º aniversário do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, proferiu um discurso que uniu a essência da mensagem do Papa Francisco aos valores que emergiram com a Revolução dos Cravos.

"Falarei de Francisco e do que a sua vida e obra pode ter a ver com o que significou e pode significar o 25 de Abril", iniciou o presidente, marcando a sua décima e última intervenção nesta data histórica, mesmo num dia de luto nacional pela sua recente perda.

Comparando o panorama global atual com o contexto de 1974, o chefe de Estado questionou como não encontrar, nas palavras do Papa, a mesma defesa dos ideais que há meio século arrasaram um regime opressor. Reforçou ainda que os discursos do pontífice, proferidos durante os últimos doze anos – inclusive até cinco dias atrás – ecoam a urgência de enfrentar desafios como a pobreza, a injustiça e a busca pela paz.

Na parte final do seu pronunciamento, o Presidente interrogou o sentido das ações e dos valores defendidos pelo Papa, concluindo que "tudo tem a ver: dignidade humana, paz, justiça, liberdade, igualdade, solidariedade, fraternidade, abertura, inclusão, serviço dos outros e uma especial atenção aos ignorados e silenciados."

Tags:
#ValoresRevolucionários #PapaE25deAbril #LegadoInspirador