Mundo

Operação na Colômbia resulta na captura de chefe da Ndrangheta italiana

As autoridades colombianas prenderam Giuseppe Palermo, suposto líder da máfia Ndrangheta na América Latina, durante uma operação conjunta com agências internacionais.

13/07/2025 06:15
Operação na Colômbia resulta na captura de chefe da Ndrangheta italiana

O ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sánchez, anunciou, nas redes sociais, a prisão de um indivíduo conhecido como 'Peppe', que representa a máfia Ndrangheta na América Latina. A detenção teve lugar em Bogotá e foi realizada com a colaboração da Europol, além das autoridades do Reino Unido e de Itália.

Giuseppe Palermo era procurado em 196 países devido a acusações de tráfico de drogas e associação criminosa. De acordo com Sánchez, 'Peppe' pertencia ao clã Platì, um dos segmentos mais obscuros e perigosos desta organização mafiosa, onde atuava como principal responsável pela exportação de cocaína da Colômbia, Equador e Peru para a Europa.

A operação que culminou na sua captura integra a Fase II da "MegaOperação PATRI", que já levou à prisão de 21 membros da mesma rede criminal em Itália. O ministro reforçou que a Colômbia demonstrou uma vez mais a sua determinação em combater o crime organizado transnacional, afirmando que "não há refúgio para o crime"; além disso, apelou à população para ajudar nesta luta.

Recentemente, em Itália, uma vasta operação resultou na detenção de 97 indivíduos ligados à Ndrangheta, com acusações de associação mafiosa, tráfico de drogas, extorsão e outros crimes. As autoridades italianas descobriram uma estrutura criminosa sólida, resultado de uma aliança entre as principais famílias mafiosas da região da Calábria, com o objetivo de controlar o tráfico de drogas a nível nacional e internacional.

#JustiçaGlobal #CombateAoCrime #NdranghetaNaMira