Tech

ONG de Igualdade Racial Processa Empresa de IA de Elon Musk por Poluição

A NAACP e associações ambientalistas processam a xAI, de Musk, pela poluição das comunidades afroamericanas em Memphis, com preocupações elevadas sobre riscos à saúde.

17/06/2025 22:45
ONG de Igualdade Racial Processa Empresa de IA de Elon Musk por Poluição

A associação norte-americana NAACP, que luta pela igualdade racial, anunciou esta terça-feira que, em colaboração com um grupo de ambientalistas, irá processar a xAI, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk. A ação surge devido a preocupações sobre a poluição proveniente do centro de dados da xAI em Memphis, Tennessee, que, segundo o processo, afeta comunidades predominantemente afroamericanas.

O centro começou a operar no ano passado, alimentado em parte por turbinas a gás consideradas poluentes e, segundo a empresa, estaria isento de licenciamento por 364 dias. Contudo, a associação Southern Environmental Law Center, que acompanha a NAACP, afirma que esta isenção não se aplica a turbinas a gás.

Além disso, o advogado Patrick Anderson destacou que já se passaram mais de 364 dias desde o início das operações. Os residentes nas proximidades, em sua maioria afroamericanos, estão a enfrentar um risco de cancro quatro vezes superior à média nacional, segundo as alegações do processo.

As duas associações já enviaram à xAI um aviso prévio de 60 dias sobre a intenção de processar, conforme exigido pela Lei do Ar Limpo. A empresa de Musk afirmou que "todas as unidades temporárias de geração de energia estão a operar dentro da legalidade" e que as turbinas serão equipadas com tecnologia para minimizar emissões, argumentando também que está a contribuir para a economia local com investimentos significativos.

Além desses investimentos, a xAI está a trabalhar na construção de uma subestação de energia e de uma estação de tratamento de água para apoiar a concessionária local, Memphis Light, Gas and Water. Porém, o processo indica que a instalação do supercomputador está a sobrecarregar a rede elétrica, e a operação das turbinas gera emissões de fumo e dióxido de carbono, bem como poluentes que podem causar irritações pulmonares, como os óxidos de azoto e o formaldeído, um conhecido cancerígeno.

A xAI é acusada de ter instalado as turbinas sem supervisão e sem informar a comunidade, apresentando um número de turbinas em funcionamento que chega a 35, embora oficialmente tenha apenas 15. Um licenciamento apropriado permitiria que o departamento de saúde local monitorizasse a qualidade do ar nas proximidades.

A NAACP continua a ser uma das maiores instituições globais na defesa dos direitos civis, e, em abril, moveu uma ação para impedir o Departamento de Educação de reter fundos federais de escolas que não eliminassem programas de diversidade e inclusão, considerando que tal ato prejudica a promoção da igualdade de oportunidades para alunos afroamericanos.

Com uma história que remonta ao início do século XX, a NAACP tem sido instrumental na luta pela igualdade racial, especialmente em estados onde a segregação era a norma, promovendo educação e consciência, além de pistas judiciais. Vários membros da NAACP tornaram-se símbolos da luta pelos direitos dos afroamericanos, como Rosa Parks, cuja resistência à segregação num autocarro gerou um monumental boicote e protestos.

#IgualdadeRacial #JustiçaAmbiental #ElonMusk