Mundo

Onda de Calor Atinge o Sul da Europa com Níveis Alarmantes

O sul da Europa enfrenta uma onda de calor histórica, com temperaturas extremas desde os Balcãs até à Inglaterra, incluindo o fenómeno raro das "nuvens rolo" em Portugal.

30/06/2025 22:45
Onda de Calor Atinge o Sul da Europa com Níveis Alarmantes

O sul da Europa está a sofrer com uma onda de calor sem precedentes, que se estende de França aos Balcãs e até ao Reino Unido. Esta situação climática extrema culminou na formação de raras "nuvens rolo" ao longo do litoral de Portugal, onde o calor intenso de domingo levou a este fenómeno visual impressionante.

No interior, a temperatura atingiu os 46,6°C em Mora, no distrito de Évora, aproximando-se do recorde histórico nacional de 47,3°C, estabelecido em 1 de agosto de 2003 na Amareleja, Beja. Para enfrentar esta onda de calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho para sete distritos do continente, incluindo Lisboa, Setúbal e Évora, entre domingo e terça-feira.

Os restantes distritos estão sob avisos laranja e amarelo, que variam ao longo dos dias. O mar Mediterrâneo também registou temperaturas recordes, atingindo uma média de 26,01°C, a mais elevada até à data, segundo dados do programa europeu Copernicus analisados pela Météo-France.

França, que viveu a sua noite mais quente de sempre em junho, assistiu à emissão de alertas por todo o país, com 84 dos 95 departamentos em alerta laranja. Paris, Roma e Milão também estão entre as cidades em alerta vermelho. A temperatura máxima de 46°C em Huelva, Espanha, estabeleceu um novo recorde para junho, superando 45,2°C registados em Sevilha em 1965.

Na Itália, 17 cidades estão em alerta vermelho, enquanto os serviços de emergência lidam com incêndios florestais, que já causaram vítimas fatais. Na Turquia, mais de 50 mil pessoas foram evacuadas devido a incêndios, e a situação se agrava com a morte de trabalhadores na Espanha atribuída ao calor extremo.

As alterações climáticas estão a intensificar a frequência e a severidade das ondas de calor, que ocorrem cada vez mais cedo e mais tarde na época estival. A Croácia e o Montenegro também enfrentam situações similares, com alertas vermelhos e riscos elevados de incêndios.

O Reino Unido não ficou isento, emitindo um alerta âmbar em várias regiões conforme o torneio de ténis de Wimbledon se iniciava sob temperaturas elevadas.

#CalorEuropéia #AlertaMeteorológico #OndaDeCalor