Economia

O que fazer se a sua compra online fora da UE não chegou?

Comprou algo fora da União Europeia e a encomenda não chegou? A Autoridade Tributária aconselha a verificar o estado da encomenda e como proceder.

20/08/2025 08:55
O que fazer se a sua compra online fora da UE não chegou?

Se recentemente adquiriu um produto online de um país fora da União Europeia (UE) e ainda não recebeu a sua encomenda, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sugere os seguintes passos:

No Portal das Finanças, pode investigar o estado das suas encomendas postais. Para tal, procure “Encomendas postais” na barra de pesquisa e clique em “Aceder”.

Qual o prazo para o desalfandegamento?

De acordo com os CTT, após a chegada da sua encomenda aos serviços aduaneiros em Portugal, dispõe de 20 dias para iniciar o processo de desalfandegamento. Contudo, a conclusão deste procedimento não é garantida dentro desse prazo.

Quando receber uma notificação sobre o desalfandegamento, seja por SMS, carta ou email, siga estes passos:

Se já tiver iniciado o processo no Portal de Desalfandegamento dos CTT, assim que a encomenda chegar a Portugal, esta será desalfandegada de imediato e enviada para a morada indicada, conforme a autorização da Alfândega.

Além disso, é possível acompanhar a evolução do seu pedido a qualquer momento. Sempre que houver uma mudança no estado ou se forem necessárias informações adicionais, receberá um alerta por email ou SMS.

Quanto irei pagar?

O valor a pagar pelo desalfandegamento de bens adquiridos em mercados fora da UE depende de vários fatores, incluindo o preço da compra, o tipo de produto e se o IVA foi pago na transação inicial, segundo informações dos CTT.

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