O que fazer se a sua compra online fora da UE não chegou?
Comprou algo fora da União Europeia e a encomenda não chegou? A Autoridade Tributária aconselha a verificar o estado da encomenda e como proceder.

Se recentemente adquiriu um produto online de um país fora da União Europeia (UE) e ainda não recebeu a sua encomenda, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sugere os seguintes passos:
No Portal das Finanças, pode investigar o estado das suas encomendas postais. Para tal, procure “Encomendas postais” na barra de pesquisa e clique em “Aceder”.
Qual o prazo para o desalfandegamento?
De acordo com os CTT, após a chegada da sua encomenda aos serviços aduaneiros em Portugal, dispõe de 20 dias para iniciar o processo de desalfandegamento. Contudo, a conclusão deste procedimento não é garantida dentro desse prazo.
Quando receber uma notificação sobre o desalfandegamento, seja por SMS, carta ou email, siga estes passos:
Se já tiver iniciado o processo no Portal de Desalfandegamento dos CTT, assim que a encomenda chegar a Portugal, esta será desalfandegada de imediato e enviada para a morada indicada, conforme a autorização da Alfândega.
Além disso, é possível acompanhar a evolução do seu pedido a qualquer momento. Sempre que houver uma mudança no estado ou se forem necessárias informações adicionais, receberá um alerta por email ou SMS.
Quanto irei pagar?
O valor a pagar pelo desalfandegamento de bens adquiridos em mercados fora da UE depende de vários fatores, incluindo o preço da compra, o tipo de produto e se o IVA foi pago na transação inicial, segundo informações dos CTT.