Economia

Novo presidente do Eurogrupo será escolhido a 7 de julho

O Eurogrupo está prestes a eleger o seu novo presidente, com o apoio de Portugal a recair sobre o irlandês Paschal Donohoe, que busca a reeleição.

27/06/2025 16:15
Novo presidente do Eurogrupo será escolhido a 7 de julho

O Eurogrupo, constituído pelos ministros das Finanças da zona euro, irá decidir o próximo presidente na reunião agendada para 7 de julho. Três candidatos foram propostos para o cargo: Carlos Cuerpo, ministro da Economia de Espanha; Rimantas Sadzius, ministro das Finanças da Lituânia; e Paschal Donohoe, atual presidente e ministro das Finanças da Irlanda.

O governo português manifestou o seu apoio à recandidatura de Donohoe, que ocupa a liderança do Eurogrupo desde 2020, contrariando assim um acordo informal prévio de apoio mútuo entre Lisboa e Madrid para posições elevadas na União Europeia.

A eleição será decidida pela maioria simples, com 11 dos 20 votos requeridos dos ministros presentes. O resultado será anunciado logo após a votação.

O presidente do Eurogrupo tem a responsabilidade de liderar as reuniões, definir ordens de trabalho, elaborar um programa de atuação a longo prazo e representar o Eurogrupo em situações internacionais.

Desde que foi estabelecido em 1997, este fórum tem desempenhado um papel crucial na discussão de temas económicos e financeiros dentro da zona euro. Paschal Donohoe, que sucedeu ao ex-ministro português Mário Centeno, foi reeleito em dezembro de 2022 e agora pretende continuar à frente do Eurogrupo.

#Eurogrupo #FinançasEuropeias #LiderançaUE