O cardeal peruano Pedro Barreto elogiou o novo Papa Leão XIV, destacando a continuidade das reformas de Francisco e a ligação especial que este tem com o Peru.
O cardeal peruano Pedro Barreto expressou hoje o seu otimismo em relação ao novo Papa, Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV, em relação às reformas que visam modernizar a Igreja Católica. Barreto, antigo arcebispo de Huancayo, referiu que a eleição de Prevost, que foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, é um sinal de que as mudanças promovidas pelo Papa Francisco continuarão.
Após a sua eleição, o novo pontífice fez questão de enviar uma mensagem a partir da varanda da Basílica de São Pedro, saudando a sua "amada diocese de Chiclayo", no Peru, o que segundo Barreto, demonstra o apreço genuíno que tem pelo país.
Em declarações à América Televisión, o cardeal salientou a "simplicidade e discrição" de Leão XIV, que também apresenta uma "firmeza" necessária para abordar questões importantes. Barreto destacou que as palavras de agradecimento do novo Papa ao seu antecessor, Francisco, foram reconfortantes para todos os fiéis.
Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, EUA, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e é membro da Ordem de Santo Agostinho. Ele assume o papado após o falecimento do Papa Francisco, que partiu aos 88 anos, a 21 de abril.