Nova pick-up elétrica da Slate Auto enfrenta aumento de preço
A Slate Auto, de Jeff Bezos, havia prometido uma pick-up elétrica por menos de 20 mil dólares. Contudo, a remoção de incentivos fiscais nos EUA poderá encarecer consideravelmente o veículo.

A start-up Slate Auto, apoiada por Jeff Bezos, planeava introduzir no mercado uma pick-up elétrica bastante acessível, com um preço inferior a 20.000 dólares. No entanto, recentíssimas mudanças na legislação fiscal dos Estados Unidos, que eliminam os incentivos à compra de veículos elétricos a partir de 30 de setembro, obriga a uma revisão do preço.
Desde a sua apresentação em abril, a pick-up elétrica da Slate tinha gerado uma expectativa considerável, promovendo-se o seu preço atrativo. Contudo, a remoção da menção do valor acessível no website da empresa levanta questões sobre o futuro do custo do veículo.
Anteriormente, o site indicava um "preço esperado: abaixo de 20.000 dólares, após incentivos federais". Após a nova realidade fiscal, a empresa alterou essa informação para "preço esperado: na casa dos 20 mil". A única certeza permanece no valor das reservas, que continua a fixar-se em 50 dólares.
O modelo da Slate distingue-se por ser um veículo básico, sem excessos que onerem o custo, oferecendo "uma tela em branco para a personalização" por parte dos proprietários. A sua simplicidade abrange não apenas o design exterior, mas também a proposta de uma pintura que facilita alterações, tornando-as mais económicas. Existe ainda uma opção de kit SUV que transforma a carrinha numa versão SUV.
Em termos de desempenho, a autonomia pode ultrapassar os 386 km, com um motor elétrico de 150 kW montado no eixo traseiro. O carregamento a nível 2 permite reabastecê-lo em quatro a oito horas, enquanto a carga rápida nível 3 poderá restaurar entre 20 a 80 por cento da bateria em cerca de 30 minutos.
Entre as características de segurança, destacam-se o controlo de tração, controlo de estabilidade eletrónica, travão de emergência automático, airbags, entrada sem chave, câmara de manobra e alerta de colisão frontal, entre outros.