Abertura da nova unidade da Volvo na Eslováquia só em 2027
A operação da nova fábrica da Volvo em Kosice, Eslováquia, foi adiada para 2027, com a produção do Polestar a iniciar-se em 2028, segundo a marca.

A nova unidade fabril da Volvo, situada em Kosice, Eslováquia, verá o início das suas atividades apenas em 2027, ao contrário do que estava inicialmente programado para 2026.
Um porta-voz da fabricante sueca confirmou à agência Reuters que esta alteração na linha do tempo não é recente, embora não tenham sido fornecidos mais detalhes sobre a decisão.
Além da produção de veículos da Volvo, a infraestrutura também será responsável pela montagem do Polestar 7 a partir de 2028, uma vez que ambas as marcas estão sob o controlo do conglomerado chinês Geely.
Atualmente, a nova fábrica está em fase de construção e será a terceira unidade da Volvo na Europa, juntando-se às instalações de Torslanda, na Suécia, e Gante, na Bélgica.
Num comunicado, a empresa sublinha o compromisso com a sustentabilidade, afirmando que o objetivo é que a fábrica opere de forma "neutra em termos de carbono", focando-se exclusivamente na produção de veículos elétricos.
Com um investimento que ronda os 1,2 biliões de euros, a fábrica deverá ser capaz de produzir aproximadamente 250 mil veículos por ano, contribuindo significativamente para a criação de milhares de empregos na região.