Economia

Nova passadeira elevada na Linha do Oeste será inaugurada nas Caldas da Rainha

A abertura de uma nova passadeira elevada e a requalificação da rua da Estação nas Caldas da Rainha, com um investimento de cerca de dois milhões de euros, terá lugar no sábado.

27/06/2025 15:35
Nova passadeira elevada na Linha do Oeste será inaugurada nas Caldas da Rainha

No próximo sábado, as Caldas da Rainha assistirão à inauguração de uma nova passadeira sobre a linha do caminho-de-ferro, que substitui uma antiga ponte metálica. Esta nova infra-estrutura fará a ligação entre a Avenida 1.º de Maio, o cais de passageiros da estação da CP e a Rua 15 de Agosto. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Vítor Marques, a passadeira será equipada com três elevadores.

A obra, cujo valor ascende a 976.182,72 euros (sem IVA), tinha prevista a sua conclusão para março de 2024. Contudo, devido à necessidade de coordenar esta intervenção com a modernização da Linha do Oeste, a sua finalização atrasou-se. Vítor Marques será o responsável pela inauguração da nova passadeira para peões.

A passadeira, que confronta com a estação (à Avenida 1.º de Maio) e com uma escola (à Rua 15 de Agosto), apresenta um design linear, com escadas e caixas de elevador em ambas as extremidades do acesso ao cais. Além disso, conta com um passadiço em estrutura metálica treliçada que assenta em três caixas de elevador em betão armado, proporcionando uma vista panorâmica nas cabines.

A remoção da antiga ponte teve início hoje e deverá ser concluída até 11 de julho, informa a câmara municipal.

Em simultâneo com a inauguração da nova passadeira, a Câmara irá dar a conhecer a requalificação da rua da Estação, que foi alargada para incluir uma faixa de terreno ao lado da via férrea. O intuito desta intervenção é permitir a circulação automóvel em ambos os sentidos, bem como ampliar o número de lugares de estacionamento disponíveis.

O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, explicou que a obra, orçada em 717.451,12 euros (sem IVA), implicou recuar o muro que separa a estação da passagem inferior em cerca de nove metros. Com esta transformação, a rua de sentido único passou a ter dois sentidos de trânsito e a oferta de estacionamento aumentou de 36 para 71 lugares, incluindo quatro reservados a condutores com mobilidade reduzida e três para cargas e descargas.

Além disso, a intervenção incorporou uma ciclovia partilhada com a estrada e acrescentou caldeiras com árvores ao longo da rua. O projeto contemplou ainda a substituição das redes de abastecimento de água, melhorias nas drenagens de água pluvial e águas residuais, a remodelação das infraestruturas elétricas e a construção de novas redes de telecomunicações.

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