Mundo

Nobel da Paz iraniana denuncia ameaças às suas vidas

Narges Mohammadi, laureada com o Nobel da Paz de 2023, revelou que recebeu ameaças de morte do regime iraniano, colocando em risco a sua segurança e liberdade de expressão.

há 3 horas
Nobel da Paz iraniana denuncia ameaças às suas vidas

Narges Mohammadi, a vencedora do prémio Nobel da Paz em 2023, está a ser alvo de ameaças de morte por parte das autoridades do Irão. Em uma conversa telefónica com o Comitê Nobel, Mohammadi informou que foi "direta e indiretamente ameaçada" de "eliminação física" por agentes do regime.

O presidente do Comité Nobel, Jorgen Watne Frydnes, afirmou que a situação é alarmante. “A mensagem é clara”, disse ele, referindo-se às palavras de Mohammadi, que ressaltou o risco à sua segurança caso não cesse o seu envolvimento público e as suas aparições na mídia.

Desde dezembro, a iraniana encontra-se em liberdade provisória por razões de saúde. Mohammadi é conhecida pela sua incessante defesa dos direitos das mulheres no Irão e por se opor à opressão, tendo recebido o Nobel da Paz precisamente por esta luta.

O Comitê expressou profunda preocupação com as ameaças enfrentadas por Mohammadi, alertando para a situação crítica de todos os cidadãos iranianos que se manifestam contra o regime. “Pedimos que as autoridades garantam não apenas a segurança, mas também a liberdade de expressão de todos os que levantam a voz”, declarou Frydnes.

A advogada da ativista, Chirinne Ardakani, também denunciou as ameaças, que foram transmitidas de diversas formas, incluindo através de familiares de Mohammadi. “Essas ameaças de assassinato e desaparecimento ocorreram de maneira alarmante”, afirmou.

Com um histórico de condenações e detenções devido ao seu ativismo contra o uso obrigatório do véu e a pena de morte, Mohammadi passou a maior parte da última década encarcerada, incluindo um longo período na prisão de Evin, em Teerão, até à sua libertação provisória.

#JustiçaParaMohammadi #DireitosHumanos #LiberdadeDeExpressão