O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou votos de sucesso ao novo Papa, desejando que a sua liderança traga união e esperança entre as diferentes religiões.
O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou hoje uma mensagem de felicitação ao novo Papa, Leão XIV, exortando-o a trazer "esperança e reconciliação entre todos os crentes". Em comunicado, Netanyahu destacou a importância dessa missão para a comunidade mundial de fé.
Além disso, o Presidente israelita, Isaac Herzog, já havia apelado para que o novo Papa incentivasse a amizade e o entendimento mútuo entre judeus e cristãos.
O fumo branco que confirmou a eleição de Leão XIV subiu pela chaminé da Capela Sistina em Roma às 17:08, hora de Portugal continental, revelando a escolha de Robert Francis Prevost pelo conclave de 133 cardeais.
Leão XIV, que se torna assim o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos, sucede a Francisco, que faleceu a 21 de abril. Nascido em Chicago, há 69 anos, no estado de Illinois, o novo Papa também adquiriu a nacionalidade peruana em 2015, após uma significativa carreira religiosa no Peru.